Maísa Marth destaca trabalho integrado com a Administração Regional para atendimento de excelência à população
Mais de cinco mil pessoas foram atendidas no Riacho Fundo I nesta primeira semana da Campanha Nacional de Vacinação contra a Influenza. Com isso, nossa cidade bateu a meta estabelecida pela Secretária de Saúde e garantiu a proteção da ampla maioria da população que têm 60 anos ou mais. A equipe da Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 superou a média nacional nesta primeira fase, que tem os idosos como público-alvo.
A opção de drive thru para vacinação – onde o paciente não precisa sair do carro para receber o atendimento – foi muito elogiada pelos moradores. Por conta da pandemia do coronavírus, a Secretaria de Saúde decidiu inovar e ofertar esse serviço. A celeridade no atendimento, a tenda instalada em frente à Unidade Básica de Saúde (UBS) 1 e a logística de sinalização e orientação da população também receberam diversos comentários positivos nas redes sociais. A Administração Regional do Riacho Fundo I tem prestado todo o apoio necessário a esta importante ação.
A administradora Ana Lúcia Melo exaltou o trabalho desenvolvido pelos profissionais da saúde na cidade. “Agradecemos e parabenizamos, de forma especial, os profissionais da UBS que se prontificaram e tanto se empenharam ao longo desta semana, deixando suas famílias em casa e vindo cuidar da nossa população de forma tão carinhosa. Na quarta-feira, ficamos até às 22h fazendo o atendimento dos nossos idosos e foi extremamente gratificante. Esse comprometimento em cuidar da população e servir a todos com excelência é uma determinação do governador Ibaneis Rocha que tem sido desempenhada com maestria em nossa cidade”.
Para detalhar as ações e os serviços realizados durante a semana e ao longo dos últimos meses, conversamos com a gerente da UBS 1 do Riacho Fundo I, Maísa Marth dos Passos Santos.
✔️ Confira!
➡️ Quais os maiores desafios enfrentados nesta primeira semana de vacinação contra a gripe❓
Maísa Marth: Houve grande interação entre todos os servidores envolvidos e conseguimos superar todos os eventuais obstáculos, como a questão das chuvas. Graças a dedicação e a eficácia das equipes evolvidas, atingimos a meta estabelecida para esta primeira semana. A população aderiu consideravelmente e a opção drive thru gerou mais segurança e agilidade a todos. Mais uma vez, conseguimos prestar um serviço de saúde com qualidade, eficiência e resolutividade, dando segurança e saúde para a população do Riacho Fundo I.
➡️ Como a senhora avalia o apoio da Administração do Riacho e demais órgãos do GDF❓
Maísa Marth: Extremamente positivo. Essa parceria com a Administração Regional do Riacho Fundo I tem sido muito importante. A administradora Ana Lúcia Melo tem sido muito prestativa e comprometida com a saúde em nossa cidade. Os servidores da Administração, seguindo sua líder, também se empenham, se envolvem e estão sempre atentos às demandas dos moradores.
➡️ Quantos atendimentos são realizados mensalmente na UBS 1❓
Maísa Marth: Apenas nessa unidade, são mais de 13 mil atendimentos por mês em todas as áreas, tais como: vacinação, farmácia, ginecologia, pré-natal, acompanhamento das crianças, dentista, clínica médica, entre outros. Ressaltamos ainda a importância do atendimento aos grupos de práticas integrativas como yoga, prevenção de quebras, dores crônicas, terapia comunitária, lian gong, obesidade (Viver Mais Leve) e o grupo de convivência. Também realizamos o acompanhamento de portadores de diabetes e hipertensão, além de outros grupos crônicos._
➡️ Qual mensagem gostaria deixar neste momento de combate ao coronavírus❓
Maísa Marth: A mensagem para a população é que respeite o período de isolamento. Evite sair para que a gente não tenha circulação de vários vírus como influenza e o próprio coronavírus. Só venha à UBS caso seja muitíssimo necessário. Precisamos que essa pandemia passe para termos um controle na propagação do vírus. Temos que evitar que tenhamos maiores complicações de quadros clínicos e comorbidades. Vamos, juntos, superar esse momento. Tudo passa. Esse é o nosso recado. Fique em casa.
➡️ E, por fim, qual o balanço das ações e serviços realizados nos últimos meses na UBS 1❓
Maísa Marth: Desde o início de 2019, temos tido grandes avanços. Destaco aqui o trabalho integrado entre a UBS 1, a Supervisão da Região de Saúde Centro-Sul e a Administração Regional. Priorizamos a resolutividade e a efetividade na implementação de políticas públicas, conforme orientação da Secretaria de Saúde do Distrito Federal. Temos obtido muito sucesso nessa parceria. Nosso compromisso é com a melhoria dos índices de desenvolvimento humano da população do Riacho Fundo I. Parabéns a todos! Esse espírito de coletividade e trabalho em equipe seguirá nos guiando para que tenhamos cada vez mais saúde e qualidade de vida em nossa cidade.,
Produzida por João Rodrigues – ASCOM do Riacho Fundo I – essa reportagem também contou com dados gentilmente informados pelo enfermeiro de Saúde da Família da UBS 1, Josias leite de Freitas Júnior.
Administração Regional do Riacho Fundo
Área Central 03 Lote 06 - Riacho Fundo - CEP: 71.810-300 / Brasília - 3550-6480
BRASÍLIA - DF