14/12/22 às 11h35 - Atualizado em 4/01/23 às 11h46

Administração encerra gestão com legado de conquistas

Com mais de R$ 40 milhões investidos nos últimos quatro anos, o Riacho Fundo I soma uma série de conquistas que mudaram para melhor a vida da população e deixarão legados históricos para a cidade. Entre as principais obras, estão a construção do Viaduto (R$ 22,3 milhões), implantação de rede de esgoto na Colônia Agrícola Sucupira (R$ 6,2 milhões), o recapeamento asfáltico da Colônia Agrícola Kanegae (R$ 3,9 milhões) e a construção do novo CIL – Centro Interescolar de Línguas – (R$ 1,1 milhão). Além disso, a cidade conta com 90% de iluminação em LED e teve 95% das quadras poliesportivas e parquinhos reformados. No total, foram construídos mais de 10 mil metros de novas calçadas.

Sob o comando de Ana Lúcia Melo, a Administração do Riacho Fundo I também se destacou pelas ações sociais, cuidado diário na zeladoria da cidade e preservação da natureza. Foram distribuídas cinco mil cestas verdes e mais de 10 mil cestas básicas para famílias carentes durante a pandemia. Ao longo dos últimos quatros anos, o Riacho Fundo I teve o plantio de mais de cinco mil mudas. “É a nossa cidade com cada vez mais árvores, cada vez mais verde”, comemora Ana Lúcia Melo, que é gestora ambiental de formação. Ela também concluiu os cursos de Administração de Empresas e Direito.

Por determinação do governador Ibaneis Rocha, a Administração do Riacho Fundo I avançou bastante na regularização fundiária em diversos pontos da cidade. As escrituras da QS 16 serão entregues em breve aos moradores. A QN 01 foi outra quadra contemplada com a regularização fundiária dos lotes compartilhados. Os módulos da Colônia Agrícola Sucupira já estão em fase final de regularização na Terracap. O combate à grilagem é outra marca da atual gestão. Foram dezenas de denúncias aos órgãos responsáveis e, devido ao trabalho conjunto com o DF Legal, Brasília Ambiental (Ibram), Superintendência do Patrimônio da União (SPU) no Distrito Federal e Delegacia de Combate à Ocupação Irregular do Solo (DEMA) a ocupação irregular de áreas públicas foi sempre combatida de forma firme e transparente.

E as conquistas não param por aí. A atual gestão da Administração Regional deixa em processo adiantado de licitação a construção da primeira creche pública e de mais uma escola classe na cidade. O Centro de Educação para Primeira Infância (CEPI) será localizado na QN 09. Também há processos de licitação e projetos para iluminação do Parque Ecológico, pavimentação no Setor Placa das Mercedes, reforma da Biblioteca e para mais uma Unidade Básica de Saúde (UBS), que será construída na QS 16.

“Gratidão. Essa é a palavra que resume nosso sentimento ao encerrar esse ciclo na Administração Regional. Graças ao carinho do governador Ibaneis Rocha com o Riacho Fundo I, trouxemos investimentos jamais vistos na cidade. Garantimos mais segurança, comodidade e qualidade de vida para a população. As conquistas são fruto do trabalho integrado entre os diversos órgãos do GDF e da dedicação dos servidores. Nosso sentimento é de missão cumprida. Que Deus abençoe a todos”, agradece a administradora Ana Lúcia Melo.

Confira as principais conquistas realizadas no Riacho Fundo I pela gestão 2019-2022. A Administração Regional registra agradecimento especial ao governador Ibaneis Rocha, que abraçou a nossa cidade e não mediu esforços para que todos esses sonhos fossem concretizados. A Administração do Riacho agradece ainda a todos os deputados distritais e federais que destinaram recursos para a cidade, em especial ao deputado distrital Valdelino Barcelos.

• Reabertura da Delegacia 24 horas

• Manutenção dos Correios na cidade

• Na Hora em funcionamento na Administração

• 5 mil cestas verdes para famílias carentes

• Mais de duas mil ordens de serviços (operação tapa-buracos e manutenções em geral)

• Construção de mais de 10 mil metros de novas calçadas

• Instalação de 90% em iluminação de LED na cidade

• Reforma do Campo Sintético da QS 06

• 95% dos parquinhos recuperados

• Manutenção em 95% das quadras

• Cobertura da quadra poliesportiva na QN 01

• Asfalto novo na Sucupira

• Plantio de cinco mil mudas (projeto Riacho + Verde)

• Construção do Balão da QS 16

• Construção do novo Centro Interescolar de Línguas (CIL)

• Reforma da Feira Permanente

• Revitalização do Skate Park

• Investimento em acessibilidade com a adequação de mais de 20 faixas de pedestres

• Avanço no projeto de Iluminação do Parque Ecológico

• Reforço no serviço de podas preventivas

• Construção de três mil metros quadrados de novos estacionamentos

• Mais de 100 novos quebra-molas construídos

• Instalação de mais de 20 câmeras de segurança

• Projeto Administração + Perto de Você (Administração nas Quadras)

• Combate à dengue: redução de 55% dos casos registrados

• Implantação de rede de esgoto na Sucupira

• Mais de 100 novos bueiros

• Instalação de sete papa-lixos

• Mais de 200 novas lixeiras instaladas

• Revitalização da Praça Japonesa

• Regularização fundiária na Sucupira, QN 01 e QS 16

• Wi-Fi Social na Feira Permanente, comunidade do Vale da Benção e na Biblioteca Pública

• Licitação para construção da primeira creche pública e de mais uma escola classe na cidade. O Centro de Educação para Primeira Infância (CEPI) será localizado na QN 09.

• Colônia Agrícola Kanegae: 3,8km de recapeamento asfáltico e a inédita iluminação de LED na região

• Construção do Viaduto do Riacho Fundo I

Texto e foto: João Rodrigues – ASCOM – Administração Regional do Riacho Fundo I.